6 de maio de 2010

Tópicos da Cultura Natalensis - Cangueragem Pluvial

Quem mora nas terras natalensis ou teve a singular oportunidade de trafegar por suas ruas num dia de chuva já teve oportunidade de presenciar o impressionante fenômeno da cangueragem pluvial. No momento em que as primeiras gotas de chuvas chegam ao encontro da capital potiguar, como que por mágica, quase todos os motoristas da cidade perdem a, em alguns casos já pouca, habilidade de guiar um veículo automotor.

O fenômeno é avassalador. Perde-se a capacidade de trocar de faixas, ver as luzes dos semáforos, esperar a vez para entrar numa rua de maior movimento. Todos, provavelmente para não se molharem, aceleram mais na mesma proporção que o aguaceiro aperta. Motoqueiros aumentam a ousadia ainda mais, taxistas conseguem ser ainda mais abusados e os motoristas de ônibus, ah os motoristas de ônibus, devem ganhar bônus por cada acidente que eles ‘quase’ conseguem causar.


Todas as vias da capital são atingidas, sejam grandes avenidas, sejam as pequenas vielas de nossa cidade, conseguindo destruir por completo a tênue ordem do tráfego de Natal.
E não precisa ser muita água não, qualquer garoazinha já desestabiliza os motoristas mais sensíveis às mudanças climáticas, causando de imediato uma reação em cadeia no trânsito.


Há quem diga ter presenciado o fenômeno mesmo sem chuva, basta o tempo ficar nublado pra detectarmos alguns casos pela cidade. O primo de um amigo de meu vizinho disse já ter visto uma batida só por causa de um sistema de irrigação mais forte.
Aliado a esse peculiar comportamento dos motoristas locais, o estado das vias públicas natalensis, que já nos lembra bastante a Suíça, no que diz respeito à queijos, fica ainda melhor nas chuvas. A água, marota que só ela, aumenta os buracos e ainda dificulta a sua detecção, apenas uma ajuda da natureza para a perpetuação de tão impactante aspecto de nossa cultura.
Vai dirigir por aqui? Aprenda: o uso da sinaleira não fará parte dessa experiência, a esquerda é sempre a via mais rápida e se chover, se prepare, fortes emoções estão a sua espera.

Um comentário:

  1. welcome to balsa de Natal.
    Além das imensas lagoas turistas, estão as enormes crateras que datam os pleitoceno da eleição passada (a cidade está virando um parque arqueológico)

    bjnhs, protesto!!!

    ResponderExcluir