26 de janeiro de 2011

Alguém viu a oposição por ai?

O @gravz escreveu lá no Imprensa Marrom um texto bastante pertinente sobre a oposição (ou falta de) no atual governo. Apesar de não concordar com algum ponto ou alguma vírgula, acho interessantíssimo e importantíssimo o cerne da questão: é necessário termos uma oposição forte e coerente e que faça um contraponto responsável ao governo (não o fora-FHC do PT nem os esperneios DEMo-Tucanos no governo Lula).

É risível, pra não dizer depressivo, o papel(ao) da atual oposição. Não vemos posicionamento algum sobre a evidente disputa de vagas e cargos entre o PT e o PMDB. Arrancam os cabelos com problemas pontuais do sistema ENEM-SiSU e não dizem palavra sobre o sucateamento do ensino fundamental e médio nacional (talvez por atingir seus correligionários, já que esses níveis educacionais são de responsabilidade prioritária de estados e municípios). Choram por que Dilma não dá entrevista sobre os terríveis acontecimentos da serra fluminense e se calam sobre a falta de proposições claras sobre saneamento (provavelmente pelos mesmos motivos que se calam sobre educação básica). É um desnorteamento absurdo.

Uma mensagem (divulgada orgulhosamente por alguns ‘oposicionistas’) ilustra bem o 'níve' da oposição:
‘Vou mostrar pra vocês que Lula é mentiroso, feio e cara-de-mamão’
tá de sacanagem né?

 O mais interessante desse cenário todo é vermos que as críticas mais ácidas e embasadas neste início do governo Dilma vieram de setores abertamente apoiadores do governo, que fizeram publica e intensamente campanha para a candidata petista nas últimas eleições. Trata-se da mudança da postura do MinC em relação a licença Creative Commons, retirando-a do site do ministério sob concordância do ECAD. O Sergio Amadeu fala com mais propriedade do assunto (leia na Carta Maior).

Nos resta torcer para que setores alinhados ao governo tenham uma postura crítica como nesse caso do MinC e que a (dita) oposição acorde e pense na população, ao invés de guardar fôlego apenas para o próximo período eleitoral.

PS.: Vou adotar a tag Oposicinha, roubada do @gravz. Epero que não se importe

Um comentário:

  1. É uma HONRA que "oposicinha" se ALASTRE para (des?) qualificar toda forma de oposição que não seja... OPOSITORA - no sentido verdadeiro e, por que não?, também republicano.

    Forte abraço e ótimo texto!

    ResponderExcluir